fbpx

Ravel Café - Surfando na 3ª Onda

Ravel Nova 3Nos últimos anos a “3ª onda do café” tem se destacado pela complexidade de sabores e qualidade dos cafés servidos. Especialistas fascinados por cafés, buscam diferentes métodos e torras e isso traz um ar mágico de aprendizagem e cultura para o comercio de cafeterias, que atendem clientes cada vez mais conscientes e, portanto, exigentes quanto ao café que recebem em sua xícara.

O consumidor de café em Salvador, está habituado a encontrar cafeterias na modalidade de franquia e delicatesen (que em sua grande maioria não investem nos cafés especiais), Transformar estes, em Coffee Lovers (apaixonados por café), foi o desafio inicial do Ravel Café, que com apenas seis meses de funcionamento já é frequentado por clientes que buscam além de um café de qualidade, experiências sensoriais únicas.  

 

Ravel Nova 6Situada no bairro da Pituba, a cafeteria da barista Selma Lemos preza pelo conhecimento e rastreabilidade dos grãos. Além da proprietária a casa possui outros dois baristas que atendem e explicam com maestria o movimento da “3ª onda”. Outra habilidade destes profissionais é fazer a mediação entre o produtor e o consumidor final, que se inicia por meio de uma parceria com o produtor e segue com a escolha do ponto de torra dos grãos, finalizando com a opção do método de extração que melhor valorize o café. Além das opções Espresso, Macchiato, Affogatto, Latte, Cappuccino, e outros já tradicionais aos consumidores de Salvador, a carta de cafés do estabelecimento, contempla cafés extraídos manualmente, onde a habilidade dos Baristas fica ainda mais evidente no resultado final e proporciona percepções sensoriais singulares. Hario V60, Prensa francesa, Aeropress e mais recentemente a Clever, compõem o time de métodos de extração filtrados. Outro grande diferencial da casa é a escolha de grãos, o que possibilita ao consumidor uma xícara com um café “perfeitamente orquestrado” ao paladar.

 

Ravel Nova 9Firmamos parceria sustentáveis, somos criteriosos na busca de pessoas e empresas que presam pela alta qualidade e diferenciação dos produtos produzidos, que nos fornecem doces, salgados e almoço (de terça-feira  a sexta-feira, 12h às 15h), praticamos nosso slogan “SABORES PERFEITAMENTE ORQUESTRADOS”

Na cafeteria você encontra livros e revistas sobre cafés, dando ao espaço um ar convidativo para uma boa leitura. Além destes, a cafeteria possui livros sobre diversos assuntos, que podem ser lidos ou trocados. Ainda sobre o ambiente, a proprietária optou por um Café Co-Working (não cobramos)  com WI-FI liberado. Há também uma lojinha colaborativa com especiarias, decorações, diversos métodos de extração de café e grãos excelentes de torra fresca (firmamos parceria com a Torrefação Café dos Três, com a Mestre Barista Karla Lima, que faz uma curva de torra especifica para cada tipo de grão e tipo de extração). 

 

IMG 0650O Ravel também estimula reuniões entre amigos e familiares por meio da Árvore da Gentileza (onde você deixa um café para um amigo, parente ou até mesmo ex-namorado, como já aconteceu e rendeu uma linda história). Nesta árvore a café fica à disposição para ser consumido quando o cliente quiser. Dispomos do espaço para realização de eventos culturais, em seis meses de funcionamento foram realizados (Café com Empatia “mesal”, Café com Elas, Aula de Mitologia Grega, Aulas de Inglês, Encontro do Clube do Livro TAG, Encontros das Mulheres da Ciência de Dados Rladies-Salvador, Quem Somos:Conferência de Autoconhecimento, lançamento de livros (Cronica do Cotidiano, O Alemão veio nos visitar, Pílulas do Bem viver).

E pra embalar toda essa magia do café, se ouve Bossa Nova, que dá lugar ao Blues e Jazz à tarde quando saem de cena para a entrada majestosa do Bolero de Ravel, que é tocado todos os dias às 18h, sendo a música responsável pelo nome da cafeteria. Dando continuidade à seleção musical o local se torna boêmio, ambientado com músicas clássicas sugeridas e selecionadas por músicos e um Maestro frequentadores do local. Não há como negar que a “3ª Onda do Café” chegou a Salvador e com aquele jeitinho baiano, o Ravel Café, se tornou um local prazeroso e imprescindível para o Coffee Lovers soteropolitano ter a oportunidade de surfar nessa nova onda.

 

 

Galeria de Fotos

Créditos: José Carlos Produção
Créditos: José Carlos Produção
Créditos: José Carlos Produção
Créditos: José Carlos Produção

Boto VOLTAR site FDC1